Superbactéria KPC avança no Estado

A superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) voltou à cena nesta semana, por causa da morte de um jovem contaminado, que estava internado no Hospital Universitário de Londrina (HU), norte do Estado, desde o final de setembro.

O paciente Júlio César Andrade Aparecido, de 23 anos, morreu na segunda-feira e, conforme a certidão de óbito, a causa foi pneumonia ocasionada pelas complicações dos ferimentos gerados por acidente de motocicleta. Motivo que é contestado por familiares que relacionam a morte à superbactéria.

Tal suspeita está vinculada ao fato da KPC se instalar em órgãos imune-comprometidos, dentre os quais os pulmões são um dos mais vulneráveis à infecção. Ainda conforme o hospital, o paciente já estava contaminado quando foi internado no HU.

Isolados

Segundo a Secretaria da Saúde de Londrina, desde agosto a cidade já contou 25 casos de KPC no HU. Os pacientes estão isolados na UTI, em área restrita do HU, já que o contágio se dá por contato.

Gotículas de saliva são suficientes para transmitir bactérias de um indivíduo a outro com baixa imunidade. Já o Hospital Evangélico de Londrina registrou seis casos neste ano, sendo que dois ainda estão internados.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.