Sugestões profissionais para decoração de Natal

Quando se pensa em decoração de Natal, não existem regras. O que vale é a criatividade e a proposta do que se pretende atingir. Existem muitos itens disponíveis no mercado com motivos natalinos que podem ajudar na hora da criação, inclusive peças que já são elementos da decoração do dia-a-dia que também podem ser transformadas.

A dica é da arquiteta Joana Kodama. Para ela, o importante é ser original e procurar um objetivo. O primeiro passo para isso, disse, é definir qual a proposta, se será um jantar ou uma festa para crianças e qual o período da decoração. “Se for para crianças a decoração pode ser mais carregada, usar cores fortes, principalmente o vermelho e o verde, que são referência da data, e elementos como Papai Noel e renas”, afirmou. Quanto ao jantar, é possível seguir o cardápio tradicional, com pratos da culinária européia; ou ousar, com um jantar “abrasileirado”, usando frutas tropicais e peixes.

Para não errar na combinação dos elementos, aconselha Joana Kodama, é importante escolher um ponto da casa onde sejam colocados os enfeites, árvores ou outras peças natalinas. “Somos muito visuais e o que vai ficar são as lembranças, por isso não é aconselhável espalhar objetos pela casa”, aconselhou. Joana também aposta que as velas e luzes são importantes na decoração, assim como as flores – naturais, para quem vai passar apenas o Natal em casa, ou artificiais, para quem deseja um arranjo duradouro.

Dicas

A arquiteta Cristiane Mangrich Dias lembra que não é preciso gastar muito para tornar o ambiente agradável para o Natal. “O importante é ter criatividade, bom gosto e capricho”, disse, dando algumas sugestões. Em um vaso transparente, por exemplo, as flores podem ser substituídas por bolas coloridas, ou até mesmo bolas de isopor revestidas por missangas, canutilhos ou pérolas. Os panetones revestidos com papel de seda e fitas também ficam mais bonitos na exposição. Até mesmo um arranjo de flores, preferencialmente as vermelhas, combinam com a data.

A árvore de Natal pode variar entre modelos luxuosos ou até mesmo de material reciclável. O grande diferencial serão os enfeites, que podem ir desde bolas, fitas e pequenos cartões, até fotos de pessoas da família. Os presentes ao redor da árvore também podem ser misturados com bichos de pelúcia e pacotes originais feitos com sobras de tecido.

A mesa para a ceia pode ser coberta com toalha nas cores branca, bege, verde, vermelha, prata ou dourada, que são as cores do Natal. É interessante distribuir sobre a toalha nozes, pequenas velas e bolas que valorizam bastante à mesa. Segundo Cristiane a tendência hoje é usar muitas peças transparentes, vidro e brilhos. As luzes também devem ser brancas para ressaltar as outras cores.

Voltar ao topo