Suderhsa já pode iniciar as obras emergenciais

O governador Roberto Requião já autorizou o início das obras emergenciais e preventivas de enchentes em Matinhos e Morretes. Uma ordem de serviço foi assinada pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, com base no Decreto 255, que declarou estado de calamidade pública nos municípios do litoral.

Segundo o presidente da Suderhsa, Darcy Deitos, os trabalhos em Morretes serão realizados pela empresa Tucumã Engenharia. Ali estão previstas obras para reconduzir os rios Pinto e Marumbi aos seus leitos naturais, além da construção de três pontilhões para acesso aos locais atingidos pelas cheias das últimas semanas.

Em Matinhos, os trabalhos serão realizados pela Pontal Terraplanagem Ltda, responsável pela construção de dez pontilhões de concreto, substituição das antigas manilhas e desobstrução de canais com escavadeiras hidráulicas. Com o novo sistema, além de atender emergencialmente o município, a Suderhsa pretende minimizar os riscos de novas cheias caso volte a ocorrer grandes volumes de chuvas.

Equipes da Suderhsa, Secretaria de Obras de Morretes e Matinhos, técnicos e máquinas já estão nos locais para levantamentos de pontos de acesso das obras que vão custar, no total, R$ 182 mil, e serão iniciadas imediatamente.

No começo deste ano, após a visita do governador Roberto Requião ao litoral para verificar o estrago das chuvas, a Suderhsa, DER e Defesa Civil trabalharam durante uma semana para a desobstrução e limpeza de dois canais: no Rio das Onças foi realizada a limpeza de 700 metros, possibilitando baixar em 1,20m o nível da água do canal que encontrava-se totalmente assoreado. No canal da Rua Cianorte, em Matinhos, foram realizados, junto com equipes e maquinários do DER, trabalhos de limpeza em extensão de aproximadamente 1000 metros.

Voltar ao topo