SPO pede programa público para ortodontia

Durante as comemorações dos 30 anos da Sociedade Paranaense de Ortodontia (SPO), o presidente da entidade, Wilson Buffara, defende urgência na realização de programas preventivos contra os desvios dentários (má oclusão). Ele disse que os governos municipais, estaduais e federal, precisam reconhecer que se trata de um problema de saúde pública. “Há muitos que não podem arcar com as despesas de tratamento e estão desprotegidos”, argumentou.

Além de ampliar o tratamento dentário tradicional, para incluir a ortodontia nas unidades de saúde, Buffara recomenda aos pais, responsáveis e professores para que adotem de modo “constante” os exames preventivos a partir dos 7 e 8 anos de idade. “Nessa época a criança possui dentes permanentes e de leite nas arcadas e, muitos desvios já podem ser identificados. A partir dessa avaliação o especialista poderá orientar os pais para o início efetivo dos cuidados.”

Adultos

Nas comemorações da SPO, os especialistas pretendem mostrar dados internacionais segundo os quais 70% dos adultos estão sofrendo com algum tipo de desvio da arcada dentária. Do total segundo explica o presidente da sociedade, pelo menos 35% acabam desenvolvendo problemas de certa gravidade na cavidade bucal e não raro desenvolvendo quadros de dores musculares sobre o corpo.

30 anos

A Sociedade Paranaense de Ortodontia está comemorando 30 anos de fundação, com um evento programado para hoje e amanhã, no Auditório Azul do Campos Jardim Botânico da UFPR. Para discutir os avanços do tratamento ortodôntico, estarão presentes o professor Alex Jacobson, dos EUA (para o curso internacional) e Omar Gabriel, da Universidade de Bauru, em São Paulo (para o curso nacional). As inscrições podem ser feitas diretamente na sede da Rua Marechal Deodoro n.º 503, sala 1207, pelos telefones (41) 223-7893 ou 225-3090 ou pelo e-mail:

spro@spro.com.br.

Voltar ao topo