Solução parcial prevista apenas para 2013

A Vila Pantanal passa por urbanização e ampliação do sistema de esgoto sanitário. Segundo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), as obras que irão solucionar parte do problema começaram em março de 2012 e devem terminar em fevereiro de 2013. Enquanto isso, todo tipo de lixo é jogado na área, que é de preservação ambiental. Os moradores apontam locais de descarte de resíduos industriais. “Não é sempre, mas tem dias em que a gente vê jorrando esse óleo aí”, mostra um morador. “Já denunciamos a ALL para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e eles dizem que vão multar a empresa, mas o óleo continua vertendo para o córrego”.

De acordo com a diretora do departamento de pesquisa e monitoramento da SMMA, Erica Costa Mielke, a empresa foi multada recentemente e foram tomadas algumas medidas emergenciais, como a colocação de barreiras de contenção para filtrar a gordura. “As medidas paliativas estão sendo monitoradas pelos nossos técnicos semanalmente, até que a empresa apresente uma solução definitiva”, diz.

Segundo ela, a bacia de contenção tinha rachaduras, mas esses locais foram vedados. “A estação não estava dando conta. Eles têm até agosto para oferecer um projeto para reestruturação deste sistema”. Mas Erica ressalta que a culpa não é só da ALL. “Boa parte daquele preto que a gente vê é esgoto mesmo lá da Vila Pantanal e arredores. Não é só óleo”.

Em nota, a ALL nega vazamento na área de locomotivas localizada no pátio do Alto Boqueirão. “Houve uma ocorrência anterior, que já foi notificada pela Secretaria de Meio Ambiente de Curitiba”, cita. A ALL informa que técnicos em meio ambiente também monitoram o local e que trabalha na ampliação da capacidade do seu sistema de tratamento de efluentes “para evitar novas ocorrências”. A empresa ressalta que a espuma próxima é característica de esgoto doméstico.