Sojicultor fez desmate ilegal

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em conjunto com a Polícia Florestal (PF) vai autuar hoje o produtor de soja Joel Malanski por corte ilegal de árvores numa área de manejo florestal no município de Fernandes Pinheiro, localidade de Assungui. Ontem após uma vistoria numa área de 35 hectares de propriedade de Malanski, foi constatado que em 15 hectares já haviam sido cortadas árvores, na maioria araucárias. “Hoje vamos fazer o levantamento e lavrar o auto de infração”, disse o chefe regional do IAP de Irati, Mariano Felix Duran. Durante a vistoria Malanski não estava no local.

Duran destacou que o proprietário receberá multa, terá material apreendido e a área embargada. “Vamos encaminhar também ao Ministério Público para que tome as medidas criminais contra ele”, contou.

Segundo Duran, esta não é a primeira vez que Malanski é surpreendido fazendo desmatamento ilegal. “Por outras duas vezes ele já foi autuado”, revelou.

Conforme o chefe do IAP a retirada da madeira era feita por pessoas que contratadas por Malanski que utilizavam roupas e bandeiras vermelhas, tentando caracterizar que faziam parte dos Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). “Nós checamos e descobrimos que eram funcionários dele e não tinham nada com o MST”, disse Duran.

Voltar ao topo