Sobrepeso atinge oito entre dez veranistas

Aferir pressão, analisar a flexibilidade, a resistência muscular e medir a composição corporal são alguns dos objetivos da equipe de Avaliação Física do Viva o Verão com + Energia.

Instalada no balneário de Guaratuba há uma semana, a equipe atendeu, até terça-feira (4), cerca de 600 pessoas. Os números parciais apontaram ainda que 80% das pessoas atendidas apresentaram sobrepeso.

“Tradicionalmente a avaliação física é feita no projeto para orientar os veranistas quanto a qualidade de vida”, ressaltou o secretário especial de esportes do Paraná, Evandro Rogério Roman.

A equipe segue hoje para Caiobá, onde fica até o próximo dia 12. A expectativa do coordenador de Avaliação Física, Walmor Ramalho de Farias, é ultrapassar os 3 mil atendimentos ao longo da temporada.

Este ano, as ações da Avaliação Física são itinerantes e passarão ainda pelos postos de Matinhos, Ipanema e Shangri-lá. Quem procura o estande é recepcionado pelos monitores do projeto, que primeiramente afere a pressão arterial e a freqüência cardíaca.Em seguida é feito um questionário sobre a qualidade de vida. Então é calculado o Índice de Massa Corpórea (IMC) através do peso e altura, terminando com o percentual de gorduras por meio das dobras cutâneas.

Diante dos resultados, impressos na hora, a equipe explica e orienta os veranistas quanto a importância de uma boa alimentação aliada ao exercício físico.

“Esta avaliação não tem fim estético, e sim, salutar. De acordo com os resultados, a pessoa pode se basear para uma mudança alimentar mais saudável, por exemplo. Lembrando que a atividade física é muito importante em qualquer momento da vida”, lembra Farias.

Quatro integrantes de uma mesma família, de Rondônia, aproveitaram para fazer a avaliação em Guaratuba. “É a primeira vez que faço uma avaliação desta. Acho que estamos bem. Temos que nos cuidar na praia também. Quero levar o resultado para casa e aproveitar para mostrar a um instrutor na minha cidade. Quero fazer hidroginástica”, disse a veranista Luciene Barbosa dos Santos, 48 anos.

Voltar ao topo