Cerca de 10 mil skatistas e simpatizantes das quatro rodinhas realizaram na tarde deste domingo (23) uma caminhada em comemoração ao Dia Mundial do Skate. O ato, organizado pela Federação dos Skatistas do Paraná, começou no início da tarde na Praça Santos Andrade, de onde os participantes rumaram em direção à Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico.

Acompanhados por policiais militares e agentes da Setran, os skatistas avançaram pelo Centro sem maiores problemas e de maneira pacífica. Muitos dos participantes carregavam faixas com mensagens de apoio ao esporte. Quem participou do ato rechaçou qualquer tipo de ação de vandalismo. “Há alguns anos nós já fazemos essa caminhada e nunca teve problema. Nosso esporte já é recriminado pela sociedade e nós queremos mostrar exatamente o contrário. Nada de violência e quebradeira”, disse o estudante Maycon Pereira.

O também estudante João Eduardo Oliveira afirmou que está na hora do skate receber mais respeito por parte da sociedade. “Já fomos muito marginalizados no início do esporte, mas hoje a coisa mudou. Tem muito mais gente praticando e de todos os níveis sociais. Já avançamos muito, mas ainda há um pouco de preconceito”, comentou.

Uma das reivindicações do grupo é a construção de uma pista pública com padrões internacionais para fortalecer o esporte na cidade e atrair mais competições. Alguns dos manifestantes carregavam faixas com os dizeres “Menos ginásio, mais pistas”.