Comerciantes e moradores do Sítio Cercado estão na expectativa quanto ao resultado da instalação de 27 câmeras de monitoramento no bairro. As imagens são acompanhadas pela equipe da Guarda Municipal de Curitiba. É o primeiro bairro fora da região central a contar com estrutura como esta. “Aumenta a sensação de segurança. Em algumas lojas foi necessário contratar segurança privada depois de assaltos”, conta Marili Ribeiro Ricas, que trabalha numa loja na Rua Izaac Ferreira da Cruz.

continua após a publicidade

As câmeras estão instaladas em 17 pontos do Sítio Cercado, principalmente nas ruas Tijucas do Sul, São José dos Pinhais e Izaac Ferreira da Cruz. Os equipamentos conseguem aproximar as imagens ao ponto de identificar a pessoa com nitidez, além de acompanhar o que acontece no local em 360 graus. A central para onde as imagens são enviadas já está funcionando. “A estrutura é similar com a que já existe no centro da cidade. A única diferença está nos equipamentos, que são mais avançados. Vão ajudar muito na segurança da região”, afirma o inspetor Adélcio Lopes, chefe do núcleo da Guarda Municipal e Defesa Social no Bairro Novo/Sítio Cercado.

Gerson Klaina
Contato direto com a central.

Testes

De acordo com ele, as imagens vão otimizar o trabalho dos agentes de segurança. Em casos de danos ao patrimônio, por exemplo, a equipe da Guarda Municipal será acionada para ir até o local por um dos guardas que trabalham na central de monitoramento. Em situações mais graves, como assalto, a Polícia Militar será chamada e a Guarda Municipal dará apoio. Guardas receberam o treinamento da empresa responsável pela instalação do sistema, implantado no Sítio Cercado por meio de convênio entre o município e Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania do Ministério da Justiça. Segundo o inspetor Lopes, a central está em fase de testes diante da adaptação dos guardas municipais.

Redução na violência

continua após a publicidade

A população poderá fazer contato direto com a central de monitoramento por meio de comunicadores instalados em alguns postes onde estão as câmeras. Automaticamente, o sistema vai procurar a imagem de quem está fazendo a chamada. Se uma situação suspeita for detectada por um guarda municipal na central, ele pode acionar a sirene para alertar a população. “Em julho, foram instaladas seis câmeras na regional do Bairro Novo e as ocorrências diminuíram bastante. Nas praças havia problemas de vandalismo e uso de drogas e as ocorrências reduziram em pelo menos 50%”, salienta o inspetor Lopes. As imagens ficarão armazenadas por 30 dias. Curitiba já conta com 173 câmeras de monitoramento.