Caçadores de Notícias

Site une vizinhos e mostra o que acontece no bairro

Uma rede social dedicada a mostrar tudo o que acontecendo no bairro onde o usuário vive. Esse é o objetivo do site UBurg (www.uburg.com), criado para reunir a vizinhança na internet e compartilhar o dia-a-dia de cada região da cidade. “É uma ferramenta onde a pessoas poderão conhecer melhor o próprio vizinho e o bairro onde vive. Desde o comércio até os problemas, como buracos de ruas e situações de violência”, afirma Leandro Iwersen, um dos três sócios do site.

A ideia de criar um espaço virtual exclusivamente dedicado aos bairros surgiu a partir de um tio de Iwersen que mora nos Estados Unidos e é também um dos sócios do uBurg. “Ele pensou numa ferramenta que reunisse tudo o que qualquer pessoa gostaria de saber sobre o bairro onde mora. Lá nos Estados Unidos já existem alguns sites nesse sentido que estão dando certo e decidimos aplicar algo do gênero por aqui”, conta.

No ar há pouco mais de dois meses, o uBurg funciona como uma rede social colaborativa gratuita na qual o próprio usuário abastece o sistema com informações sobre o bairro. “Caso um dos vizinhos que está na rede ver um problema, como uma rua com asfalto danificado, ele vai no mapa do site, marca o local exato e descreve a situação”, explica Andrey Leocádio, outro sócio do site.

Além de descrever e marcar situações de melhorias do bairro, o usuário ainda pode abastecer o uBurg nos tópicos sobre compra/venda/troca, achados e perdidos, criminalidade, eventos e estabelecimentos comerciais. “Se a pessoa quer vender aquela geladeira velha, é só postar. Se quer procurar um restaurante ou mecânico, é só acessar, pedir indicações ou dicas. Está tudo ali”, diz Leocádio.

Atualmente a rede social dá seus primeiros passos. Com cerca de 50 usuários, o site atinge ainda grande parte do Juvuvê, mas o plano é expandir para as região mais populosas de Curitiba. “Nossos próximos passos serão Boqueirão e Jardim das Américas, que são bairros com bastante áreas residenciais”, revela Iwersen.

Dados preciosos

As informações registradas no uBurg estão servindo de base de dados para que as lideranças dos bairros reúnam números precisos relacionados aos problemas de cada região. “Estamos em contato direto com presidente de conselhos de seguranças dos bairros, líderes comunitários e até chefes das regionais da prefeitura, que estão interessados no material registrados por nossos usuários. Com o uBurg eles passam a conhecer melhor e de maneira mais eficaz e exata os problemas de cada localidade”, ressalta Iwersen.

“O fato de as pessoas procurarem informações cada vez mais locais e próximas de sua vizinhança na internet é uma tendência. E uBurg entra nessa tendência para oferecer ao seu usuário e à sociedade em geral informações reais, gerada pelos próprios usuários”, completa Leocádio.