Sistema penitenciário inaugura nova unidade

O governo do Estado entrega amanhã, às 14h, a décima penitenciária construída desde 1995. Assim como as últimas unidades entregues em Foz do Iguaçu, Curitiba e Ponta Grossa, a Penitenciária Metropolitana de Piraquara está entre as mais modernas do País. O investimento de R$ 10,5 milhões foi realizado totalmente com recursos do Tesouro do Estado.

A nova penitenciária, com capacidade para 450 presos condenados, foi construída em tempo recorde de seis meses, com blocos de concreto pré-moldados. A tecnologia utilizada é norte-americana, já que os Estados Unidos são especialistas em segurança prisional. A penitenciária possui galpões para instalação de três oficinas de trabalho para os presos, nove quartos para visitas íntimas, salas de aula, biblioteca e áreas para atendimento e tratamento médico, odontológico, social e jurídico, além de espaço para banho de sol e prática de esportes.

Uma última unidade prisional, a 11.ª do governo Jaime Lerner, está sendo construída em Maringá, e deve ficar pronta até a metade do próximo ano. Entre construções, reformas e ampliações de presídios no Estado, nos últimos oito anos, foram investidos R$ 76 milhões. Foram criadas 4.200 vagas no sistema penitenciário. Em toda a história paranaense, antes de 1995, havia apenas sete presídios, com 3.600 vagas.

Voltar ao topo