Sistema do Detran irrita despachantes de trânsito

Problemas nos sistemas da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) estão causando transtornos aos despachantes de trânsito. Eles reclamam que desde a semana passada encontram dificuldades para dar entrada na documentação junto ao Detran-PR por causa da indisponibilidade e lentidão do sistema.

A instabilidade nos serviços da Celepar na semana passada atingiu todo o Estado, enquanto a falha no Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach), no Renainf (Registro Nacional de Infrações de Trânsito) e no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) teve reflexo nos Detrans de todo o País no início desta semana. Os problemas prejudicaram a emissão de documentos, mas de acordo com uma nota divulgada no site do Detran-PR e do Serpro, foram solucionados no final da tarde da última terça-feira (13).

“Quando o sistema cai, todas as operações travam, os despachantes não conseguem dar entrada nos processos e os clientes reclamam. Mas estamos acompanhando a situação de perto”, afirmou o presidente do Sindicato dos Despachantes do Estado do Paraná (Sindepar), Everton Calamucci. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Celepar informou que o problema em seus serviços ficou restrito à semana passada e que nesta quarta-feira (14) todos os sistemas funcionaram normalmente.