Sistema digital detecta veículos irregulares no Paraná

O Paraná conta hoje com um dos mais modernos sistemas de fiscalização e identificação de veículos com suspeitas de irregularidades do Brasil. Quem garante é o diretor da Dataprom, Paulo Borgest Kobylanski, que desenvolveu junto com a Fiscaltech o projeto Polícia Digital, para atuar em conjunto com as polícias Civil e Militar na apreensão e fiscalização de carros ou condutores com alguma irregularidade.

As duas empresas formaram o Consórcio Paraná mais Seguro e desde o ano passado vêm tendo bons resultados na repressão ao furto de veículos e na sua recuperação. De acordo com Kobylanski, de março a dezembro do ano passado, foram recuperados 133 veículos. Em alguns casos, o carro estava sendo dirigido por criminosos. “Os radares também detectaram 13.462 veículos com algum tipo de irregularidade.”

Informações do Detran revelam que esse projeto foi responsável por um aumento de 14% sobre o orçamento de 2002. “Esse incremento foi motivado em razão dos veículos apreendidos por inadimplência, ou pelo aumento de pagamentos espontâneos de débitos anteriores, que tiveram origem na contundência do sistema de fiscalização”, garante o diretor do consórcio.

O projeto vem despertando interesse de vários estados brasileiros, que procuram o consórcio para conhecer o seu funcionamento. Contando com sessenta funcionários, o programa possui um banco de dados com quatro milhões de placas paranaenses cadastradas.

Paulo explica que o projeto prevê várias frentes com equipamentos específicos. O portátil atua nas operações de blitz, identificando apenas os veículos com algum tipo de problema. O Fixo Urbano tem a característica física dos pardais, com objetivo diferente. Eles registram a imagem do veículo, fazendo seu mapeamento. Esse sistema pode ser utilizado para a identificação numa investigação policial. Já o sistema Fixo Rodoviário que está instalado no Contorno Sul e na Ponte da Amizade pelo lado brasileiro, faz a leitura no momento da passagem do automóvel e passa a informação ao posto rodoviário mais próximo, emitindo um relatório sobre a irregularidade do carro. Esse sistema está sendo implantado nos trechos que dão acesso ao litoral paranaense em mais três pontos.

Embora o projeto já tenha recuperado 133 veículos furtados, o diretor lembra que os equipamentos já detectaram 1.651 carros roubados que, segundo ele, só não foram recuperados pela necessidade que há em aumentar o número de operações nesse sentido.

Voltar ao topo