Sipat do GPP incentiva doação de órgãos

A importância da doação de órgãos é um dos temas que estão sendo abordados dentro da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da Editora O Estado do Paraná, que começou ontem e segue até sexta-feira na sede da empresa.

Profissionais do Hospital Santa Casa, que é referência no transplante cardíaco no Brasil, estão tirando dúvidas e conscientizando as pessoas sobre a necessidade de ampliar as doações. Só para se ter uma idéia com a doação de ossos de um paciente é possível atender a até 36 pessoas.

De acordo com o enfermeiro da coordenação de transplantes do hospital, Antonhinho Pereira, recém nascidos com até sete dias e pessoas com até 70 anos podem ser doadores.

Entre as doações estão o inter-vivos, onde é possível doar rim, parte do fígado e pulmão. De pacientes em óbito por parada cardíaca podem ser doados córneas, pele, ossos e coração para válvulas; e de morte cerebral, o coração, rim, fígado, pulmão, pâncreas, ossos e tecidos.

A assistente social da Santa Casa Reni Ery Jorge ressalta que uma das dificuldades que acontecem na hora de conversar com os familiares sobre a doação de órgãos é aceitar que a morte encefálica é irreversível. “Muitos argumentam que o coração continua batendo. Mas isso é normal já que o coração é um dos últimos órgãos que pára de funcionar”, comentou.

Segundo ela, para facilitar na hora da captação é importante que em vida a pessoa comente com a família a vontade de ser doador. Quem quiser saber mais sobre a doação de órgãos pode ligar para os telefones (41) 3320-3599 e 3320-3758.