Sintrag completa onze anos

O Sindicato dos Trabalhadores Gráficos de Jornais e Revistas e Empregados em Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná (Sintrag) completa hoje 11 anos. Nesta data também se comemora o Dia do Gráfico. Segundo o presidente da entidade, José Carlos Xavier, a categoria está desaparecendo com as inovações tecnológicas.

Ele explica que a modernização das empresas do setor fez com que o campo para os gráficos fosse reduzido. Hoje em dia, o profissional dessa área apenas encarta o jornal e trabalha na rotativa. ?O restante é digitador, diagramador e arte- finalista. Tudo está mudando conforme a tecnologia vai aparecendo?, comenta. Xavier conta que todo o processo é feito por meio de máquinas em países do primeiro mundo. ?Só precisa de uma pessoa para apertar o botão. Estimamos que em médio prazo essa tecnologia também venha para o Brasil?, declara.

O presidente afirma que o Sintrag está preocupado com o futuro da categoria. Por isso, está oferecendo cursos de línguas (inglês e espanhol) e supletivos de 1.º e 2.º graus para os associados e seus dependentes. ?Estamos preocupados com os nossos companheiros. Daqui a 10 anos, vão existir vagas de emprego, mas elas não serão preenchidas pela falta de pessoas qualificadas na área?, informa Xavier. Para qualquer curso, o único custo é a mensalidade de R$ 5 do sindicato.

Hoje será realizado um jantar dançante na Sociedade Morgenau (Rua Souza Naves, 945, Cristo Rei) para celebrar o aniversário do Sintrag. O evento começa às 19h30 e haverá sorteio de brindes. No Paraná, são 10 mil gráficos e trabalhadores em empresas de jornais e revistas. Mais informações: (41) 3223-0019 / 3233-2194.

Voltar ao topo