Emprego

Sine Móvel reforça atendimento nas Ruas da Cidadania

As equipes do Sine Móvel estarão na próxima semana nas Ruas da Cidadania do Boqueirão, Bairro Novo e Fazendinha, em mais uma etapa da Operação Reforço desenvolvida pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego para agilizar o atendimento.

Estão sendo oferecidas em torno de 700 vagas para empregos com salários que variam de R$ 900,00 a R$ 2,5 mil num período que, em geral, registra uma grande procura, seja por carteira de trabalho ou busca de novo emprego, explica a diretora de Planejamento das Relações de Trabalho da Secretaria, Lenina Formaggi. “Estamos começando o ano com uma ampla oferta de vagas e boas oportunidades em diversas áreas”, comemora.

O reforço no atendimento do Sine será feito na Rua da Cidadania do Boqueirão na segunda-feira (19); No Bairro Novo na terça-feira (20); e na Fazendinha na quarta-feira (21), das 8h às 17h. Para ser atendido pelo Sine é preciso ter em mãos a Carteira de Trabalho e documentos pessoais, como CPF e Carteira de Identidade.

O Sine Móvel de Curitiba é uma unidade que visita diferentes locais da cidade  oferecendo os serviços que são feitos na agência fixa. Nela é possível pedir a confecção da carteira de trabalho, a inscrição em uma vaga de emprego, inscrição para cursos de qualificação profissional ou o cadastro de novos usuários para aqueles que não conseguem ir a uma das agências do Sine. A unidade móvel funciona em uma van adaptada com armários, ar condicionado, impressora e mesas. Todo o sistema é online.

A descentralização do atendimento à população foi implantada pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego para abordagem a públicos específicos. Entre os públicos atendidos pelo Sine Móvel estão pessoas que estão concluindo cursos de escolarização ou capacitação profissional, idosos, associações de moradores, jovens candidatos ao primeiro emprego, pessoas com deficiência e trabalhadores sem habilitação.

“A descentralização dos serviços é fundamental na nossa gestão. O Sine Móvel deve estar onde a população mais precisa e vamos atendê-la mesmo em horário diferenciado”, explica a vice-prefeita e secretária do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves.

Balanço

No ano passado foram registrados 488 mil atendimentos prestados pela Secretaria Municipal do Trabalho nos postos do Sine em Curitiba. Deste total, 473 mil atendimentos foram feitos nos postos fixos e outros 15 mil  em feiras e mutirões. Os principais atendimentos foram emissão de carteira de trabalho ( 54.021) e encaminhamento para colocação em empregos ( 62.977). Também foram atendidos 29.678 requerentes de seguro desemprego. Além do Sine, foram feitos 325.487 atendimentos com prestação de informações e esclarecimentos.