Sindijus exige pagamento de perdas da URV

A perda nos salários por causa da mudança da moeda, de Unidade Real de Valor (URV) para real, em 1994, motivou mobilização dos servidores da Justiça do Paraná, ontem, em frente ao Palácio de Justiça, em Curitiba.

Eles cobram do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ), desembargador José Antônio Vidal Coelho, o pagamento dos atrasados desde aquele ano. O TJ não quis se manifestar sobre o assunto.

O diretor do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Paraná (Sindijus), José Roberto Pereira, disse que o presidente do TJ liberou o reajuste de 11,98% na folha de pagamento em outubro. Segundo Pereira, os magistrados já receberam os atrasados e só faltam os servidores estaduais.

O sindicato reuniu cerca de 80 servidores na mobilização em Curitiba, que contou com faixas, carro de som e distribuição de melancias. Servidores de Francisco Beltrão, Cascavel e Cianorte também fizeram manifestações.

“A fatia simboliza o que nós já conseguimos, o acréscimo de 11,98% na folha em outubro. Agora, queremos a melancia inteira, que é o pagamento dos atrasados desde 1994”, afirma Pereira.

Segundo o sindicalista, desde 1998 há um entendimento pacífico entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) de que os funcionários públicos sofreram uma perda salarial com a mudança da moeda. Na próxima semana, os servidores voltam às ruas.