Sindicatos disputam o direito de representar taxistas no Paraná

Em meio a polêmicas sobre a nova legislação que regulamenta o serviço de táxi em Curitiba, os taxistas paranaenses também são alvos de uma contenda entre sindicatos. Duas entidades que tentam se consolidar como representante legítimo da categoria tem posições diferentes sobre temas controversos que envolvem a atividade e disputam o uso da sigla Sinditáxi.

A entidade mais antiga, em atividade desde 1952, está oficialmente registrada como Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários no Estado do Paraná (Sicavrep). Porém, também se apresenta como Sindicato dos Condutores de Táxi no Estado do Paraná.

Mas desde 2011, um grupo de profissionais vem tentando registrar uma nova associação, o Sindicato dos Taxistas do Estado do Paraná. O pedido de registro ainda está sob análise do Ministério do Trabalho, mas o grupo já tem filiados, diretoria constituída, alvará, registro de patente e um escritório em seu nome.

Abimael Mardegan, presidente da nova entidade, diz que a iniciativa de criar um sindicato exclusivo para os taxistas visa adaptar a categoria a uma nova situação. “Em 2011, a presidente Dilma Roussef sancionou uma lei regulamentando a profissão de taxista. Nosso sindicato está em cima do que dizem as legislações federal, estadual e municipal”, afirma.

Pedro Chalus, presidente do Sicavrep, questiona a legitimidade da nova associação. “Se está com o pedido de registro em andamento, ainda não existe e não é legítimo. Nós representamos todos os motoristas autônomos desde 1952, quando a Associação dos Choferes se tornou sindicato”, defende.

A representatividade do Sicravep, porém, é colocada em xeque pelos dirigentes do novo sindicato. “O dele é dos rodoviários, que engloba motoristas de ônibus, fretistas, caminhoneiros… Foi tutor dos taxistas até o ano passado, pois a categoria não tinha sindicato próprio. Nós já temos 561 associados, enquanto ele foi eleito em uma assembleia com apenas 49 presentes”, dispara Mardegan.

Chalus mais uma vez contesta a alegação dos rivais. “Ninguém é obrigado a se associar. Mas o sindicato representa toda a categoria por ordem do imposto sindical. Existem mais de 5 mil taxistas só em Curitiba. Todos recolhem imposto e são considerados filiados”, rebate.

Anderson Tozato
Abimael Mardegan: nosso sindicato está em cima das legislações.