Sindicato tenta fazer o maior pão do mundo

Hoje é o dia Mundial do Pão e para comemorar a data o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Paraná (Sipcep) vai tentar fabricar o maior pão linear do mundo, assado de uma única vez. A entidade pretende fazer um pão com cerca de 480 metros-, em 2002 eles atingiram a marca de 161,61 metros. A projeção é de que nesta tentativa sejam gastos cerca de 400 quilos somente de farinha de trigo.

O pão vai começar a ser fabricado às 7 horas. A intenção que às 12h ele seja enfornado, sendo retirado às 13h. Para ser assado, o sindicato teve que procurar um forno que fosse grande o suficiente para comportar toda a massa. Foi escolhido um que fica na Cerâmica Gai, localizada no bairro Caximba, em Curitiba. Ele tem 20 metros de cumprimento e 2,90 de largura. A plataforma que vai assar o pão tem 55 metros quadrados.

Além dos 400 quilos de trigo, entram na receita 90 litros de água, 15 quilos de fermento, 6 quilos de sal, 36 de açúcar, 15 de leite em pó e 30 dúzias de ovos. Uma equipe com 13 pessoas vai preparar e assar a massa que deve pesar mais de 600 quilos. Para conseguir realizar a empreitada eles começaram os estudos há 60 dias. “Já fizemos várias tentativas e estamos confiantes”, diz o presidente do sindicato, Joaquim cancela Gonçalves.

O concurso é instituído pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), sendo realizado em todo o país. O Paraná vai estar concorrendo com outros estados. Após, o pão será distribuído para crianças que vão ser convidadas para o evento. A ABIP vai tentar colocar o maior pão produzido no País no livro dos recordes.

Voltar ao topo