Sindicato Rural de Foz completa 40 anos

Os 40 anos de fundação do Sindicato Rural de Foz do Iguaçu são comemorados nesta sexta-feira (28), com uma homenagem aos antigos presidentes da entidade e uma palestra sobre o futuro da agricultura no estado. O Sindicato Rural de Foz do Iguaçu foi fundado no dia 29 de março de 1968, inspirado em cinco princípios básico: solidariedade social, livre iniciativa, direito de propriedade, economia de mercado e nos interesses do país. No início das atividades atendia também a região de Santa Terezinha de Itaipu. A entidade que teve mais de 2.700 associados, se adequou as mudanças como a construção da Usina de Itaipu e desapropriação de grande parte da área rural do município, além da emancipação de Santa Terezinha  de Itaipu que passou a ter o próprio sindicato.

Foz possui hoje 800 propriedades rurais e uma população nessa área de  duas mil e duzentas pessoas. Atualmente o sindicato conta com 230 associados. Eles são responsáveis pela significativa produtividade do município nos ramos de atividade que incluem lavouras, pecuária, pesca, apicultura. Eles ocupam 14 mil hectares que fazem parte da área rural de Foz do Iguaçu. O destaque principal é a produção de grãos como soja, milho e trigo que tem uma média anual de 1,2 milhão de sacas.

?Com a Secretaria da Agricultura ganhamos uma forte parceria. Estamos unindo nossas forças com o município para atender as reivindicações dos nossos produtores rurais. Com a secretaria  foi possível dar uma assistência melhor aos agricultores principalmente na questão de estradas para escoamento das safras. Também não falta apoio a projetos de diversificação nas propriedades?, destaca Lakus.

Desenvolvendo ações diretas de apoio ao produtor rural o Sindicato Rural também conta com parcerias voltadas para o aprimoramento dos agricultores como o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que oferece mais de 200 cursos para melhoria da qualidade de serviço dentro das propriedades. Isso inclui treinamentos para operar equipamentos, criação de animais e plantio. Com a Emater, o Sindicato oferece assessoria de agrônomos e técnicos agrícolas.

O sindicato também auxilia os produtores nas questões de declaração de renda, imposto territorial rural, declaração do Incra, guias para transferência de animais, além de ajudar no encaminhamento da aposentadoria do trabalhador rural.

Homenagem

As quatro décadas de atuação do Sindicato Rural de Foz do Iguaçu receberá uma homenagem da Federação Paranaense de Agricultura, que entregará uma placa lembrando a data. O evento começa às 20 horas, na sede do Sindicato, que fica na Rua Marechal Floriano, 1288.

Voltar ao topo