Sindicato paralisa agências bancárias no Centro de Curitiba

O Sindicato dos Bancários de Curitiba promoveu um novo protesto pela campanha salarial da categoria na manhã desta terça-feira (23). Por volta das 11h30 da manhã as agências foram liberadas para o funcionamento normal. Todas elas estavam situadas na região central da cidade. Cerca de três mil funcionários ficaram parados durante o período.

Depois de fechar 12 agências do bairro Portão na segunda-feira (22), 22 agências permaneceram fechadas na manhã desta terça. Somente o auto-atendimento continuou funcionando.

As agências que interromperam o funcionamento foram: quatro do Unibanco e Itaú; três do Bradesco e do Banco do Brasil; duas da Caixa, Banco Real e Santander; e uma do Banco Mercantil e do HSBC. Entre as agências, foram paralisados três pontos que funcionam como sede administrativa. São as agências do Palácio Avenida, do HSBC; da Praça Carlos Gomes, da Caixa; e a da Praça Tiradentes, do Banco do Brasil.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba, Otávio Dias, afirmou que se reunirá com os demais representantes da categoria na tarde desta terça-feira (23). Na reunião deve ser decidido se haverá alguma manifestação nesta quarta-feira (24) e, se houver, em que região. Otávio adiantou que “com certeza haverá alguma mobilização” e que os protestos continuam devido a uma “postura intransigente dos banqueiros”.

O presidente do sindiato lembrou também que manifestações similares aconteceram em Brasília, Belo Horizonte e São Paulo, onde cerca de 20 mil funcionários pararam. Nesta quarta-feira, às 10h da manhã, ele e outros representantes da categoria no Brasil se enconrarão com os banqueiros para decidir o futuro das negociações. “Esperamos que amanhã eles façam uma proposta que seja condizente com os lucros que os bancos apresentaram e que atenda os anseios dos bancários”, finalizou Otávio.