Sindicato dos Bancários realiza novo ato nesta quinta-feira

Após o lançamento da campanha salarial na última terça-feira (28), os bancários de Curitiba realizam nesta quinta-feira (30) novo ato visando, em especial, os clientes. Desta vez, a mobilização será em frente à agência do banco Bradesco, da Rua XV de Novembro com Monsenhor Celso, às 11h30. Não haverá fechamento da agência ou dos caixas automáticos. Com faixas, distribuição de panfletos e apresentação de malabares, o objetivo do ato é chamar a atenção dos clientes bancários para que denunciem os abusos dos bancos na cobrança de tarifas, de juros altos e ainda com relação às filas excessivas e ao mau atendimento devido à falta de funcionários nas agências.

Campanha Salarial

Nesta quinta-feira também ocorre, em São Paulo, a primeira das quatro rodadas de negociação agendadas entre a Contraf-CUT e a Fenaban. A reunião vai discutir as cláusulas referentes às mesas temáticas (Saúde, Igualdade de Oportunidades, Assédio Moral, Segurança).

Dentre as principais reivindicações da categoria estão o combate ao assédio moral e da violência organizacional, o fim das metas abusivas e o respeito à jornada de trabalho. Os bancários também negociam a inclusão de novas conquistas na Convenção Coletiva Nacional (CCT) como a 13ª cesta-alimentação, o auxílio-educação, a isenção de tarifas, juros menores, criação de um Fundo de Previdência Complementar, um delegado sindical por local de trabalho e extensão da CCT a todos os trabalhadores do ramo financeiro.

Próximas negociações

Em 5 de setembro, o tema debatido será Remuneração total e as cláusulas relativas à manutenção do emprego. No dia 13 de setembro, serão negociadas as reivindicações sociais. A última rodada, no dia 20, será para a discussão das cláusulas renováveis.

Voltar ao topo