Sindicato dos agentes culpa Urbs por multas em frente a hotéis

O Sindicato dos Trabalhadores em Trânsito, Transporte e Urbanização de Curitiba (SindiUrbano) divulgou ontem uma nota em resposta a matéria publicada no caderno Cidades, do Paraná-Online. Segundo a reportagem, proprietários de hotéis localizados no anel central de Curitiba se dizem indignados. O motivo da revolta é que seus clientes, enquanto negociam a estadia e descarregam suas malas, estão sendo multados pelos agentes de trânsito. Os donos dos estabelecimentos reclamam que as multas têm causado grandes prejuízos à imagem dos hotéis e da cidade.

Para o SindiUrbano, a culpa pelas multas é da Urbs. Segundo o sindicato, a afirmação de que a tolerância dos agentes praticamente acabou nos últimos dois anos é reflexo da política arrecadatória da administração municipal. “Os Agentes de Trânsito não têm autonomia para permitir o estacionamento de veículos nesses locais. E quando o fazem, se forem flagrados por um de seus superiores, podem ser punidos até mesmo com a demissão, sob a alegação de falta de produtividade” diz Adilson Nunes, agente de trânsito e diretor do sindicato.

Leia a seguir a íntegra da nota enviada ao Paraná-Online pelo SindiUrbano:

 

Turistas multados X Agentes de Trânsito, agredidos e ofendidos

Em matéria publicada neste dia 5 de fevereiro na página do Paraná-Online, os proprietários de hotéis do anel central de Curitiba estão indignados com as multas aplicadas em frente a seus estabelecimentos. Segundo os proprietários de hotéis, essas multas têm causado grandes prejuízos aos hotéis que assumem as multas e prejuízos à imagem dos hotéis e da cidade.

É importante ressaltar que a função de garantir espaço para estacionamento dos clientes é do próprio estabelecimento comercial, seja ele um hotel, restaurante ou qualquer outro. A afirmação de que a tolerância dos Agentes de Trânsito praticamente acabou nos últimos dois anos é reflexo unicamente da política arrecadatória da Urbs. “Os Agentes de Trânsito não têm autonomia para permitir o estacionamento de veículos nesses locais. E quando o fazem, se forem flagrados por um de seus superiores, podem ser punidos até mesmo com a demissão, sob a alegação de falta de produtividade” informa Adilson Nunes, Agente de Trânsito e diretor do sindicato da categoria.

O estacionamento nessas áreas necessitaria de regulamentação através de lei, regulamentação da Urbs ou outro meio legal. Além disso é necessário todo um estudo e adequação do trânsito na área para evitar transtornos aos demais motoristas que circulam na região. “Os veículos estacionados em frente a alguns hotéis geram diversos transtornos para os motoristas que tentam passar pelo local e muitas vezes são impedidos pelos veículos parados”, alega Valdir Mestriner, presidente do sindicato. “Essas situações geram inúmeros conflitos entre motoristas que tentam passar pelo local, os motoristas que estão estacionados e os Agentes de Trânsito que atuam no local”, conclui Mestriner.

Essa situação de conflito também seria mais bem resolvida se os proprietários de hotéis atacassem os verdadeiros responsáveis pela política de trânsito da cidade. “As grandes vítimas desse conflito são os próprios Agentes de Trânsito, que diariamente são agredidos verbal e fisicamente por clientes e funcionários dos hotéis”, alega Jefferson Andrade, secretário-geral do SindiUrbano. “Gostaria de saber se esse senhor do hotel Del Rey vai apresentar publicamente todas as fitas dessa sua câmera, inclusive essas dos conflitos com os Agentes de Trânsito, sem edição ou vai selecionar a dedo as suas fitas”, questiona Jefferson.

Existe alguma possibilidade de a situação ser resolvida com o projeto de lei de autoria do ex-vereador Alexandre Curi, que regulamenta um tempo máximo de estacionamento nessas áreas. Pelo menos é o que se espera para por fim a essa situação.”

Voltar ao topo