Simpósio aborda remoção de tumor raro

A cirurgia realizada para eliminar um tipo raro de tumor benigno no canal auditivo, denominado neurinoma do acústico, é o assunto principal do II Curso Teórico-Prático sobre Schwannoma Vestibular Neurinoma do Acústico, que acontece entre hoje e amanhã no Instituto de Neurologia de Curitiba (INC). O procedimento que permite a retirada do tumor torna o INC referência no cenário nacional.

De acordo com o médico organizador do encontro, André Giacomelli Leal, o diagnóstico precoce é imprescindível para o sucesso da remoção. “O neurinoma do acústico é um tumor benigno, que pode ser eliminado sem danos ao paciente, quando notificado rapidamente. Por isso, sempre orientamos pacientes que apresentam sintomas como dor de cabeça e tontura a realizar exames que possam identificar facilmente o tumor, caso ele exista”, explica.

“Já recebemos pacientes de outros países que vieram até Curitiba para se submeter à cirurgia. Por isso, sentimos total liberdade para abordar esse e outros assuntos relacionados a todo o procedimento”, acrescenta.

Amanhã pela manhã uma cirurgia de retirada do tumor será transmitida em tempo real aos participantes. “Transmitiremos ao vivo uma cirurgia que será realizada no próprio centro cirúrgico do INC. Os participantes poderão intervir com dúvidas e perguntas que serão respondidas pelo médico Ricardo Ramina, chefe do Serviço de Neurologia no INC”, destaca Leal.

O evento conta com o apoio da Fundação Latino-Americana de Neurocirurgia, da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, da Academia Brasileira de Neurocirurgia e do programa de pós-graduação em Cirurgia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mais informações sobre como participar do simpósio e a grade de palestras pelo telefone (41) 3028-8580 ou no site www.inc-neuro.com.br.