Simepar prevê verão mais quente e chuvoso

O verão promete muita chuva e muito calor no Paraná, segundo a previsão do Instituto Tecnológico Simepar, divulgada ontem. Deverá ser o período mais chuvoso dos últimos três anos. “As chuvas vão ocorrer com mais intensidade em janeiro e fevereiro, quando se intensifica a atividade do fenômeno El Niño”, afirmam os pesquisadores Marcelo Brauer e Maria Elisa Siqueira Silva. A nova estação começa oficialmente às 23h12 do dia 21 de dezembro.

A previsão é de um volume de chuvas acima do normal em quase todas as regiões do Estado. Apenas o Norte paranaense deve apresentar chuvas dentro das médias históricas para esta época. Nas demais regiões, o volume acumulado de chuva mensal e o número de eventos chuvosos intensos devem aumentar de forma significativa em relação a 2000 e 2001.

Para a Região Metropolitana de Curitiba, por exemplo, o Simepar prevê a ocorrência de quatro a cinco eventos chuvosos acima de 40 milímetros ao dia, com grande risco de alagamentos nas planícies de rios e regiões com drenagem inadequada. O verão também será caracterizado por maior incidência de raios e ventanias.

As chuvas devem ser mais freqüentes e intensas nos períodos da tarde e noite, intercaladas com sol e forte calor. Por esse motivo, os pesquisadores acreditam que o verão chuvoso não representa limitação à programação de férias, lazer e turismo típica da estação. Quanto às temperaturas, a previsão climática indica que a estação será um pouco mais quente, com anomalias de 0,5º a 1ºC acima da média histórica. São classificados como “dias quentes” aqueles em que a temperatura máxima é superior a 28ºC.

Medidas preventivas

O verão costuma ser chuvoso no Paraná devido à associação de frentes frias, aquecimento, disponibilidade de umidade e topografia, que contribuem para determinar a dinâmica local da atmosfera. O fenômeno El Niño intensifica as chuvas no sul do Brasil. As regiões Oeste, Sudoeste, Sul e capital costumam ser afetadas por chuvas fortes e localizadas de curta duração, freqüentemente acompanhadas de vendavais e granizo.

Na opinião dos pesquisadores, o verão mais chuvoso deve estimular medidas preventivas de saúde pública, especialmente no combate à dengue e à leptospirose. Precisam ser reforçadas estruturas e obras de drenagem, como telhados, calhas, condutores, drenos, bombas de drenagem e quadros de comando.

A maior freqüência de rajadas de vento agrava os riscos de queda de andaimes, árvores e outdoors. A grande quantidade de raios prevista para este verão pode causar interrupções nos sistemas de distribuição de energia, causando danos a equipamentos eletrônicos de controle, como centrais de interfone, portões automáticos, elevadores e bombas de drenagem. Também é recomendável reforçar a conservação das estradas e rodovias.

Na Internet

A previsão climática para o verão no Paraná pode ser consultada na Internet, no site www.simepar.br -Noticias Resumo da Previsão Climática para o Verão/2002-2003. As informações são atualizadas no dia 5 de cada mês para um horizonte de previsão de três meses. O término do verão será às 22 horas de 20 de março de 2003.

Voltar ao topo