Simepar prevê geadas até amanhã no Sul do PR

As temperaturas neste final de semana irão continuar baixas e há previsão de geadas em alguns municípios paranaenses. Em Curitiba e no litoral o tempo deve permanecer fechado até amanhã, com o registro de chuviscos durante o dia. Essa mudança na temperatura é em função de uma massa de ar fria e seca que chegou ao Estado, explica o meteorologista do Instituto Simepar, Samuel Braun.

A nebulosidade registrada nos últimos dias se deve à entrada de uma frente fria, que está se deslocando para São Paulo e Rio de Janeiro, e com isso, deve baixar ainda mais a temperatura, devendo gear em áreas próximas a Palmas e Inácio Martins, na região Sul do Estado.

As temperaturas mínimas para o final de semana em Palmas devem ficar entre 6 e 7 graus positivos e as máximas, de 20 a 22 graus. Já para Curitiba e litoral, as temperaturas mínimas serão entre 10 e 15 graus e as máximas de 20 a 25 graus. Samuel Braun afirma que o tempo vai continuar fechado durante o dia de hoje por causa de fortes ventos vindos do oceano para o continente. “A previsão é do sol aparecer, com fraca intensidade, apenas amanhã”, diz.

O tempo só volta a esquentar a partir de segunda-feira, quando a massa de ar fria começará a perder força. Já para terça-feira, a previsão é que as temperaturas atinjam até 25 graus em Curitiba. As mínimas deverão variar entre catorze e quinze graus.

Culturas

Essa poderá ser a terceira geada registrada no Paraná neste ano. Nos dias 12 e 13 de abril, as temperaturas ficaram abaixo de zero em Palmas e prejudicaram algumas culturas. De acordo com o engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural (Deral) do Núcleo Regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) de Pato Branco, Josemar Bannach Fonseca, as áreas com feijão foram as mais prejudicadas, com uma quebra na produção em torno de 15%, do total da área cultivada – de quinze mil hectares. Para o feijão safrinha, plantado mais tarde, as perdas podem chegar a 30%.

De acordo com Fonseca, a cultura da soja – plantada em dezembro – nas regiões de Palmas, Clevelândia e Mangueirinha, também sofreu com as quedas na temperatura em abril, porém as perdas não foram representativas. “Isso não chegou a influenciar na produtividade, que este ano será 15% maior que na safra anterior”, disse. A região deverá colher uma média de três mil quilos de soja por hectare. O engenheiro agrônomo acredita que a geada prevista para este final de semana não deverá trazer mais prejuízos para a região, porque será de baixa intensidade.

Voltar ao topo