Agricultura e Abastecimento

Simepar lança plataforma Simeagro para auxiliar setor agrícola paranaense

Yuri A. F. Marcinik/Simepar

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) lançou nesta quarta-feira (17) a plataforma Simeagro, desenvolvida em parceria com o Sistema Ocepar. A ferramenta visa auxiliar cooperativas, seguradoras e o setor público na tomada de decisões relacionadas à produção agrícola, utilizando dados climáticos e análise geoespacial.

O Simeagro integra informações como umidade do solo, estresse hídrico, chuva espacializada sobre áreas agrícolas, além de dados de temperatura, precipitação, vento e previsão de geada. A plataforma oferece previsões em escala regional, municipal e de talhão, permitindo um planejamento mais preciso das atividades agrícolas.

Paulo de Tarso, diretor-presidente do Simepar, explicou que a geoespacialização permite atender produtores com culturas específicas em locais determinados, possibilitando previsões mais precisas. Isso ajudará na definição das melhores épocas de plantio, aplicação de produtos químicos e colheita.

O desenvolvimento da plataforma durou cerca de um ano e incluiu visitas a campo para ouvir as necessidades dos produtores rurais. José Roberto Ricken, presidente do Ocepar, destacou que a parceria entre Ocepar e Simepar beneficiará os 238 mil produtores associados às cooperativas do estado.

A ferramenta também disponibiliza gratuitamente o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) por cultura, com histórico de cinco anos, além de previsões do tempo horárias para dois dias e diárias para sete dias. O objetivo é criar um “escudo meteorológico” para o Paraná, protegendo os agricultores das variações climáticas e otimizando a produção agrícola do estado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.