Setran treina soldados em segurança no trânsito

Jovens soldados do 5.º Grupo de Artilharia de Campanha Alto Propulsado (5º GAC/AP) no Quartel Boqueirão receberam nesta semana uma palestra sobre segurança de trânsito. O curso foi ministrado pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). O projeto faz parte do departamento de Educação da Setran e faz parte do programa Vida no Trânsito.

Além de soldados, cabos e sargentos também participaram do curso realizado pela Setran. O agente de fiscalização Eduilio Sampaio ministrou a palestra e afirmou que a ideia do curso é despertar os jovens para debater o assunto trânsito.

“É uma plateia importante, pois é difícil reunir tantos jovens de 19 anos num único lugar para falar de trânsito. O objetivo é que eles tenham uma visão diferente, que eles pensem e sejam mais críticos quanto ao trânsito”, explicou o agente Sampaio.

Muitos dos jovens que participaram da palestra ainda não são habilitados e têm contato apenas como pedestres no trânsito. No curso conseguem despertar a consciência sobre os outros elementos envolvidos nas ruas. Serão realizados mais seis encontros da Setran no Quartel do Boqueirão, entre os meses de junho e julho.

Ao todo, 350 militares irão participar das atividades. Serão abordados os seguintes temas: educação para o trânsito – sensibilização, legislação de trânsito, condutores de veículos motorizados, pedestres e condutores de veículos não motorizados, fatores de risco e equipamentos de proteção.

Vida no Trânsito – O Vida no Trânsito é um programa internacional e faz parte da Década de Ações para Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU), que entre 2011 a 2020 pretende diminuir acidentes e mortes no trânsito.

O programa é desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Fundação Bloomberg em dez países que concentram metade do total de acidentes de trânsito registrados em todo o mundo – entre eles o Brasil, quinto no ranking que inclui Cambodja, China, Egito, Índia, Quênia, México, Rússia, Turquia e Vietnã. Além da Setran, outras secretarias municipais e empresas são parcerias do Vida no Trânsito.