Vai encarar??

Sete em cada 12 carros paranaenses vão pra estrada no fim de ano

O período de festas e férias promete ser movimentadíssimo nas estradas que cruzam o Paraná. De hoje até 4 de janeiro, as concessionárias estimam que cerca de 4,5 milhões de veículos circulem entre Curitiba e os litorais do Paraná e Santa Catarina, o estado de São Paulo e o interior do Estado. É o equivalente a 68% da frota paranaense, ou que sete em cada dez veículos do Estado viajarão no período.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) calcula aumento de 30% a 40% no fluxo nos feriados de Natal e Ano Novo. Nos horários de pico, o movimento chega a ser cinco vezes maior que a média em dias normais. Segundo a PRF, dirigir com atenção, não ingerir bebidas alcóolicas, respeitar a sinalização e fazer a revisão do automóvel são cuidados básicos. Em dezembro de 2014, só os trechos das BRs 376 e 277, entre Curitiba e litoral, registraram 210 acidentes, deixando 107 feridos e dois mortos.

Poucos desvios

Além do movimento mais intenso, é preciso ficar atento às condições das estradas. A maioria das obras será paralisada durante a temporada de verão, mas haverá alguns desvios e trechos de lentidão. Para deslocamentos entre a capital paranaense e São Paulo, o tráfego entre os kms 41,8 e 44,1 da BR-116, em Campina Grande do Sul, segue por uma faixa em cada sentido devido à recuperação da ponte sobre a Represa Capivari.

A RodoNorte vai interromper os serviços de pavimentação entre os kms 100 e 112 na BR-227, sentido interior, de quarta-feira (23) a 4 de janeiro. Na BR-376, há obras de implantação de trevo em desnível com desvio de fluxo em Guaratuba (km 663,2), mas a Autopista Litoral Sul manterá quatro faixas para rolamento (duas em cada sentido) com velocidade de 60 km/h. Na PR-407, que liga a BR-277 a Praia de Leste, foi liberado na última sexta-feira o tráfego sobre o viaduto na interseção com a Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, em Paranaguá.

Chuvas

Segundo o Simepar, as chuvas que caíram no final de semana continuam até quinta-feira (24). De hoje a quarta, as máximas na capital ficam entre 25 e 28 graus. Na quinta, os termômetros devem chegar a 30 graus.