Sessão solene marca 100 anos da UFPR

Uma sessão pública solene no Teatro Guaíra marcou, na noite de ontem, o centenário da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a mais antiga do Brasil. Foram entregues homenagens ao Diretório Central dos Estudantes, ao docente ativo mais antigo e ao técnico que trabalha há mais tempo na instituição. Zaki Akel Sobrinho foi reconduzido ao cargo de reitor. Após a solenidade, os participantes se dirigiram até a Praça Santos Andrade para conhecer a fachada restaurada do prédio histórico.

Tudo começou em 1912, quando as forças políticas, intelectuais e econômicas do Paraná se uniram. O ciclo econômico da erva-mate exigia profissionais competentes e com habilidades complexas, como engenheiros, advogados e médicos, fomentando a criação de uma instituição para promover a reflexão, a intelectualidade e os talentos necessários para uma sociedade em desenvolvimento. Em 1951, a universidade foi federalizada.

Em um século, o número de alunos saltou de 97 para mais de 30 mil. O número de cursos passou de cinco para 112 habilitações na graduação e 111 curso de mestrado e doutorado. Atualmente, a UFPR conta com 2.280 professores e 3.640 técnicos administrativos. A instituição também é a maior fonte de patentes do Paraná, com mais de 200 pedidos registrados. Hoje, a universidade tem quatro campi em Curitiba, além dos de Pontal do Paraná, Matinhos e Palotina. Atende a população no Hospital de Clínicas e Maternidade Victor Ferreira do Amaral, em Curitiba, além de contar com dois hospitais veterinários, na capital e em Palotina.

Voltar ao topo