Sesi oferece curso gratuito de aproveitamento de alimentos

Cerca de 170 pessoas do bairro Boqueirão, em Curitiba, participaram, nesta segunda-feira (28), da primeira aula do ano do curso básico do Sesi Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente, que leva orientação sobre alimentação saudável e aproveitamento integral dos alimentos. O curso é gratuito e ministrado no Sesi Boqueirão nos períodos da manhã, tarde e noite. As aulas têm duração de duas horas e meia.

?Os alunos recebem informações sobre o aproveitamento integral dos alimentos, nutrição básica, cardápio equilibrado, higienização, planejamento, compras e conservação dos alimentos. Depois, auxiliam a professora no preparo dos pratos?, informa Vera Lúcia Coimbra, coordenadora estadual do programa. ?Todas as receitas ensinadas têm valor nutritivo comprovado?, ressalta.

Para o cozinheiro Ricardo Ponsirenas, único homem numa turma de 45 mulheres, o curso ajuda a conhecer melhor os alimentos e seus nutrientes. ?É preciso estar informado sobre o valor nutritivo e as várias formas que os alimentos podem ser usados, para aproveitá-los melhor, oferecer cardápios variados e saborosos, além de economizar?, afirma. Ponsirenas acredita que o preconceito não é motivo para deixar de fazer o curso. ?Os homens também são bons cozinheiros e devem, sim, participar de programas como este?,  diz.

?É importante aprender como diminuir o desperdício e colaborar com a educação alimentar e nutricional da minha família e amigos?, conta Dulce Mara Utime, uma das primeiras pessoas a se matricular no curso, por indicação de ex-alunas.  Ao final do curso, os alunos recebem um livro contendo 100 receitas passo a passo, ilustradas, bem como o certificado de participação.

Mandirituba

Como acontece em todo o país, os cursos do Cozinha Brasil são realizados em um caminhão-escola adaptado com uma cozinha pedagógica especialmente projetada para ele. Ali, nutricionistas do Sesi ensinam sobre o preparo e consumo de alimentos saudáveis.

Em fevereiro, o caminhão do Programa Cozinha Brasil estará em Mandirituba, onde serão oferecidos o curso básico e o curso para agente em educação alimentar e nutricional. As aulas do programa básico serão realizadas nos dias 11, 12, 13 e 14, das 9h às 11h30 e das 18h às 20h45, e o curso para agente será de 11 a 15 de fevereiro, das 14h às 18h. Os cursos serão realizados em parceria com a prefeitura e o Instituto Alfredo Kaefer. Mais informações e inscrições pelo telefone: (41) 3626-1122.

Voltar ao topo