Sesc premia Londrina por sucesso no “Dia do Desafio”

O Serviço Social do Comércio (Sesc) do Paraná premiou a cidade de Londrina pelo sucesso de participação no Dia do Desafio, evento mundial realizado no dia 28 de maio deste ano e que contou com a participação de 22 países. Do Paraná participaram 228 cidades. No Brasil, o total foi 1.442 cidades. O fato de Londrina ter envolvido um maior número de habitantes do que a cidade de Ica, no Peru, rendeu um troféu entregue hoje (dia 25), pela manhã, ao prefeito Nedson Micheleti, pela técnica de Atividades em Ação Comunitária do Sesc Aeroporto, Cleonice Santos.
 
Segundo Cleonice Santos, o Dia do Desafio começou em 1983 no Canadá, como uma campanha mundial de incentivo à prática regular de exercícios físicos em benefício da saúde e bem-estar, realizada por meio de ações para a comunidade. O Brasil aderiu ao movimento em 1995 e o Paraná em 1997, quando apenas duas cidades participaram.
 
A competição consiste em que cidades de vários países do mundo, com populações semelhantes, estabelecem uma competição amigável no dia determinado, para mobilizar o maior número de pessoas na execução de exercícios físicos. A cidade que consegue o maior percentual de participação dos habitantes em relação ao total da população ganha de forma simbólica a competição.
 
A cidade de Ica, no Peru, tem 665 mil habitantes e cujo prefeito é Mário Nascimiento Quispe, conseguiu mobilizar apenas 0,36% da população na participação do Dia do Desafio, ou 2.390 pessoas. De acordo com os dados computados pelo Sesc, a cidade de Londrina teve a participação de 212.392 pessoas nas atividades do dia, com um percentual de 42,66% da população.
 
O prefeito Nedson Micheleti agradeceu à diretoria e funcionários do Sesc que coordenaram as atividades do Dia do Desafio, lembrando que muitos servidores municipais contribuíram para o percentual obtido pela cidade. Também esteve presente na entrega do troféu pela manhã, no gabinete, a professora de Educação Infantil do Sesc Dayse Karen Costa.