Sesc Portão realiza teste auditivo gratuito até sexta

Até a próxima sexta-feira, quem passar pelo Sesc Portão, em Curitiba, terá a oportunidade de fazer gratuitamente testes auditivos. A iniciativa faz parte da campanha Você vai me escutar, que está em sua quarta edição, teve início ontem e é promovida pelo Sesc em parceria com o Centro Auditivo Telex.

Segundo a coordenadora da campanha, Elisângela Domingues, podem se submeter aos testes pessoas com idades acima de 12 anos. “Não é preciso marcar horário: basta comparecer ao Sesc Portão e pegar uma senha”, explica. “O teste é rápido, durando cerca de um minuto, e as pessoas não devem ficar mais do que meia hora na fila aguardando para realizá-lo.”

O teste é feito por fonoaudiólogos através de aparelhos que emitem estímulos sonoros em quatro freqüências diferentes. Na hora, a pessoa fica sabendo se tem ou não alguma deficiência auditiva. “Havendo alterações em duas ou mais freqüências, a pessoa receberá orientações de tratamento e será encaminhada a um otorrinolaringologista”, conta Elisângela. “Se o participante não apresentar alterações, será orientado para prevenir problemas futuros.”

Entre as formas de prevenção de deficiências auditivas estão: tratamento correto de infecções; não utilizar hastes flexíveis na limpeza do ouvido, mas sim a ponta de uma toalha após o banho; não se submeter a ruídos muito intensos; e não aumentar demais o volume de walkmen.

Além do teste auditivo, o Sesc Portão estará realizando medições da pressão arterial e, para pessoas com mais de 40 anos de idade, testes para verificação do nível de colesterol. A campanha conta com o apoio da Drogamed, Unimed, Pfizer e Urbs. O Sesc Portão fica na Rua João Bettega, 770. Mais informações: (41) 329-9999.

Voltar ao topo