Sesc oferece testes de audição

Testes rápidos e procedimentos fonoaudiológicos estão sendo aplicados gratuitamente, até a próxima sexta-feira, das 9h às 17h, na sede do Sesc Portão, em Curitiba. Cerca de 2.400 pessoas, entre adultos e adolescentes com mais de 12 anos de idade, devem ser atendidas. A iniciativa, que tem como objetivo detectar problemas auditivos na população, faz parte da quinta edição da campanha de orientação e prevenção “Você vai me escutar”, promovida pelo Sesc em parceria com o centro auditivo Telex, Serviço de Otorrinolaringologia Aliança Saúde da PUCPR, Universidade Tuiuti e Clinihauer.

Inicialmente, as pessoas que comparecem ao Sesc são submetidas a um auto-teste. Elas colocam um fone de ouvido para identificar quatro freqüências auditivas. Detectadas alterações, os participantes são submetidos à meatoscopia, exame realizado sob a supervisão de uma fonoaudióloga e capaz de identificar acúmulo de cera e processos infecciosos. Quando um desses problemas é constatado, o paciente é encaminhado a um otorrinolaringologista. Caso contrário, é agendada uma audiometria.

“A campanha tem como objetivo principal a prevenção das perdas auditivas”, explica a técnica do Sesc Portão e coordenadora da campanha, Elisângela Domingues. “A grande maioria das pessoas não possui o costume de se prevenir de problemas auditivos e procurar com freqüência o médico otorrinolaringologista. Elas só buscam este profissional quando já estão com os sintomas de algum problema, como dor e mesmo dificuldades para escutar”.

Prevenção

As pessoas que participam dos testes também recebem um folheto com dicas de prevenção da surdez. Entre elas: evitar exposição a ruídos intensos, não usar hastes flexíveis e objetos pontiagudos na limpeza do ouvido, evitar uso de aparelhos de walkman e estar com a vacinação em dia, pois algumas doenças, como a caxumba, podem causar danos irreversíveis à audição.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna