Sesc monta planetário na capital para atender alunos

As crianças das escolas de Curitiba e região terão uma boa oportunidade para conhecer e estudar o Sistema Solar. A partir da próxima semana, o Sesc Educação Infantil fará a Mostra Planetário.

Com objetivo de divulgar a astronomia, um planetário inflável será montado como grande atração do evento. Telescópios e vídeos sobre o tema também serão mostrados às crianças. Haverá ainda oficinas de ciências. As escolas (particulares, estaduais e municipais) serão convidadas. Ainda há tempo para conseguir os últimos convites, basta procurar a direção do Sesc Educação Infantil. A taxa para cada criança é de R$1,50.

O planetário inflável é do tipo Starlab e tem capacidade para trinta crianças, que entram na bolha. Lá elas verão projeções do céu do Hemisfério Sul. “Temos que adequá-lo à nossa realidade. Mas ele também pode ser usado para ver o hemisfério Norte”, explicou a coordenadora do evento Márcia Bairsdorf de Araújo. Ela disse que trinta escolas já estão agendadas e que a expectativa é receber, até o dia 14, quando termina a mostra, 3 mil pessoas. “Ainda temos algumas vagas. No período na noite é interessante, pois as crianças poderão ver os planetas através do telescópio. Durante o dia, o uso do telescópio não é recomendado”, contou Márcia.

A diretora do Sesc Educação Infantil, Marilda Kochan Ribas de Oliveira, explicou que a prioridade nas visitas é para alunos de 5.ª a 8.ª série, mas a mostra é aberta a crianças de todas as idades. “Esta mostra será interessante para as crianças conhecerem as constelações e até as lendas ligadas à astronomia”, afirmou Marilda, lembrando no dia 4, às 18h30, haverá uma palestra com o professor de Física da UFPR, Germano Afonso, que falará sobre a Astronomia Tupi Guarani a alunos do ensino médio.

Serviço:

As visitas à mostra acontecerão diariamente em seis horários: 9h, 10h30, 14h, 14h30, 19h e 20h30. O Sesc Educação Infantil fica na Avenida Sete de Setembro,3219. As escolas interessadas podem procurar vagas pelo telefone (41) 323-7947.

Voltar ao topo