Sesa treina agentes contra a dengue

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) começou ontem um treinamento em combate à dengue para profissionais das 22 regionais de Saúde do Paraná. O treinamento, organizado em parceria com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), segue até o dia 16 de outubro. Serão capacitados 130 técnicos que vão atuar como multiplicadores junto aos supervisores envolvidos nas atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

De acordo com o diretor do Centro de Saúde Ambiental (CSA) da secretaria, José Francisco Konolsainsen, esta iniciativa é apenas uma das ações que estão sendo desenvolvidas para melhorar o quadro epidemiológico do Paraná em relação à doença. “Estaremos desenvolvendo treinamentos com todas as equipes do Programa Saúde da Família, ministrando palestras, trocando idéias com a classe médica, treinando os profissionais que trabalham em hospitais no sentido de orientá-los sobre a conduta terapêutica a ser aplicada nos casos confirmados ou suspeitos de dengue”, esclarece.

Para o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier, o combate da dengue só terá resultados positivos quando houver conscientização de que cada um deve fazer seu papel. “Por isso é importante envolver o maior número possível de pessoas para participação ativa nessa luta”, diz Xavier.

O secretário acrescenta ainda que todo o trabalho terá resultado apenas se a população em geral fizer sua parte, pois mais de 70% dos focos do mosquito transmissor da dengue estão dentro das residências. “Por isso precisamos informar e conscientizar a população. Caso contrário não teremos respostas positivas no combate à doença”, afirma.

Além disso, a Secretaria da Saúde anunciou, durante o treinamento, a descentralização dos testes de sorologia do Lacen. Hoje, além de Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina já realizam esses testes. Próximo passo será a implantação desses testes, em 2004, nas cidades de Maringá e Cascavel. Outro anúncio feito aos técnicos das regionais de Saúde foi de que a Secretaria da Saúde estará recuperando 800 bombas de UBV que estão paradas nos municípios para o combate à dengue.

Os municípios do Paraná também estão sendo mobilizados para a realização do Dia D de Combate à Dengue, que acontece no dia 23, em todo o País. O objetivo é sensibilizar a população para acabar com focos do mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue.

Voltar ao topo