Sesa intensifica distribuição de preservativos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai intensificar o incentivo ao uso do preservativo nos dias de Carnaval no Estado a partir de amanhã. Os trabalhos começarão em Antonina. Serão distribuídos em todo o Paraná 300 mil camisinhas, das quais 60 mil no litoral. O número é quase metade da quantidade de preservativos distribuídos mensalmente pela Sesa em todo o Estado 700 mil.

A secretaria, seguindo o Ministério da Saúde, está estimulando as jovens que iniciam a vida sexual a tomarem para si a responsabilidade da prevenção à aids, exigindo que o parceiro use o preservativo e não tenham vergonha de comprá-lo ou carregá-lo na bolsa. “Procuramos nos dirigir a esse público para reforçar a capacidade de negociação que a menina tem no seu relacionamento”, explicou Rita Esmanhoto, coordenadora estadual de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e aids.

As DSTs são contagiosas, ou seja, passam de uma pessoa para outra, através da relação sexual. A pessoa portadora de DST pode não sentir nada (perceber sintomas) mas, há risco de passar a doença para seu parceiro. A maioria das DSTs tem cura. É importante procurar um médico. Os postos de saúde estão preparados para tratá-las.

Medicamentos e camisinhas são fornecidos gratuitamente nos postos. Além da aids, a camisinha, protege contra as demais DSTs.

A maioria das doenças sexualmente transmissíveis (DST) não apresentam sintomas fortes nas mulheres, quando estão no início. Isso porque o órgão sexual da mulher é interno, enquanto que o do homem é externo. Por isso, as mulheres precisam fazer exames com o ginecologista, pelo menos uma vez por ano.

Voltar ao topo