Sesa inicia ações contra meningite

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da 2.ª Regional de Saúde, com sede em Curitiba, inicia hoje ações preventivas e de esclarecimento à população de Mandirituba a respeito da meningite. Na segunda-feira, uma professora morreu na cidade, vítima da doença.

Haverá reuniões com as autoridades de saúde do município e na escola onde lecionava a professora, além de palestra para orientar a todos sobre os sintomas e como prevenir a doença. Técnicos também orientarão as pessoas nos postos de saúde.

Mandirituba é o principal foco da ação devido ao registro de dois casos no município, que até mês passado não havia diagnóstico confirmado da doença. A outra paciente ainda permanece internada.

Neste ano foram registrados no Paraná quarenta casos da meningite causada por Streptococus sp., que é a mais perigosa em termos de contágio. Desse total onze morreram. A taxa de mortalidade da doença gira em torno de 10%.

A transmissão ocorre pela via respiratória. A meningite ataca a membrana que envolve o cérebro e a coluna cervical. Pode provocar necrose e até amputação de extremidades do corpo do infectado. Os sintomas são febre alta, dor de cabeça, vômito e rigidez na nuca. Crianças são mais suscetíveis a contrair a doença. Em bebês que ainda não tenham desenvolvido a capacidade de oralidade é importante observar os sintomas de febre alta, vômito, rigidez da nuca e abaulamento da fontanela (inchaço na moleira).

Voltar ao topo