Fim do impasse

Servidores votam pelo fim da greve e preparam nova manifestação

Os servidores técnico-administrativos referendaram em assembleia realizada nesta quinta-feira (23) o fim da greve e o retorno às atividades na próxima segunda (27) ou terça-feira (28). A decisão vem de encontro com o enredo acordado com o movimento nacional, que também colocou ponto final na paralisação, após negociação com o governo e a Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra).

Resta ainda a assinatura do documento que homologa o fim do movimento grevista, contudo, isso deve acontecer somente na sexta-feira (24) e, por conta desse processo, o retorno às atividades pode sofrer algum atraso.

Hospital de Clínicas

A categoria promete para quinta-feira (30) da próxima semana uma nova manifestação, porém, desta vez, a reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público (Sinditest-PR) é para que o Hospital das Clínicas (HC) pertença totalmente ao poder público.

Por isso, o Conselho Universitário se posicionará pela implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no HC.

UTFPR

Já os servidores da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) devem se reunir amanhã (24) com o reitor, Carlos Eduardo Caterelli, às 14h30 para discutir a pauta regional, que se baseia na argumentação para implantar o regime semanal de 30 horas, equiparando-se com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e outras instituições que já adotaram o sistema.

Segundo a Primeira Secretária da Seção Sindical dos Técnico-Administrativos da UTFPR, Lígia de Assis, com a implantação da nova jornada “o servidor terá mais qualidade de vida e poderá prestar suas obrigações com mais qualidade”.

Como Canterelli utilizou as 30 horas como plataforma em sua campanha para assumir a reitora da instituição, Assis acredita que os servidores terão sua reinvindicação atendida e poderão voltar às suas funções na próxima semana.