Servidores penitenciários fazem curso capacitação

O secretário da Justiça, Aldo Parzianello, abriu ontem um curso de capacitação profissional para servidores do Departamento Penitenciário. Esse é o primeiro curso realizado no Paraná em convênio com o Ministério da Justiça e tem o objetivo de melhorar o tratamento prisional. “Queremos humanizar o atendimento à população carcerária ressaltando valores de ética e cidadania”, afirma Parzianello.

A coordenadora do Curso de Capacitação do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, Marisol de Paula Reis, ressalta que o correto tratamento da população carcerária é fundamental na recuperação da cidadania. “A qualificação do servidor é parte importante do processo que, no final, reduz a reincidência no crime”, considera. O curso tem 65 participantes entre técnicos, agentes e diretores e segue até o dia 1.º de junho.

Criado em outubro do ano passado pelo Ministério da Justiça, o curso já foi realizado em 14 Estados. O primeiro módulo foi ministrado pela especialista em relações interpessoais e doutora em Serviço Social, Miriam Guindane. As disciplinas devem abordar ao longo da semana, noções de Direito Penal, Criminologia, Gestão Prisional e Toxicologia.

Os professores são mestres e doutores de diferentes Estados. “Paralelamente, abrimos a oportunidade para a troca de experiências entre pessoas que trabalham em realidades diferentes”, explica Marisol. A coordenadora do MJ aproveita o período para estabelecer novo convênio entre a Universidade Federal do Paraná e Escola Penitenciária – da Secretaria da Justiça -para realização do 2.º Curso de Pós-Graduação de Modalidade de Tratamento Penal e Gestão Prisional.

Voltar ao topo