Servidores municipais terão financiamento

O prefeito Beto Richa assinou nesta quinta-feira (13) convênio com a Caixa Econômica Federal que prevê a concessão de financiamento habitacional para servidores ativos e inativos do Município. O atendimento será feito por meio da Cohab e da própria Caixa, possibilitando a aquisição de apartamentos do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) e Imóvel na Planta, ou a liberação de cartas de crédito para compra de imóveis novos, usados ou em construção.

“Este é mais um benefício que a Prefeitura está possibilitando ao seu quadro de servidores. A casa própria é uma aspiração legítima e os funcionários do Município, com este convênio, poderão concretizá-la com mais facilidade”, disse Richa. “É também uma demonstração de respeito e de gratidão ao funcionalismo pelos serviços prestados para melhoria da qualidade de vida dos curitibanos”, acrescentou o prefeito.

O superintendente regional da Caixa em Curitiba, Jorge Kalache, destacou as parcerias de sucesso entre o banco e a Prefeitura em programas habitacionais. “E esta nova parceria, com o convênio que estamos assinando, oferecerá crédito fácil e barato ao servidor, e chega justamente no momento em que os bancos comerciais estão se retraindo, por causa da crise no mercado financeiro mundial”, afirmou o superintendente.

A assinatura do convênio aconteceu no Salão Brasil da Prefeitura, na presença do gerente de segmento da Caixa da Região Sul, Wilson Zarpelon, do presidente da Cohab, Mounir Chaowiche, do secretário do Governo Municipal, Rui Hara, da secretária municipal de Recursos Humanos, Silvana Elisabeth Recka de Almeida, do secretário de Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani, de representantes do funcionalismo municipal e dos vereadores Custódio da Silva, Luiz Felipe Braga Côrtes, Angelo Batista e Julieta Reis.

Crédito

Para ter acesso ao financiamento, estão previstas duas alternativas. Na primeira delas, o funcionário pode se inscrever num dos postos de atendimento da Cohab e será atendido com apartamentos dos programas de Arrendamento Residencial (PAR) ou Imóvel na Planta. O critério para o atendimento será a ordem de inscrição no cadastro geral da Companhia.

A outra possibilidade é a concessão de financiamento da Caixa por meio de carta de crédito, para a compra de imóveis novos, usados ou em construção e para aquisição de material de construção. O encaminhamento dos pedidos de financiamento será feito com a participação da Associação de Funcionários da Cohab, que será o correspondente bancário da operação.

Poderão se candidatar ao financiamento funcionários do quadro efetivo com pelo menos seis meses de serviço e aposentados em caráter permanente. Para contratação será considerada a renda familiar. Os contratos serão assinados com a Caixa Econômica Federal e o pagamento das prestações será feito por meio de débito em conta corrente.