Servidores mantêm greve no Hospital de Clínicas

Segue sem prejuízos o atendimento aos pacientes do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que entra hoje no terceiro dia de greve dos funcionários contratados pelo regime estatutário. Ontem integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral (Sinditest) estiveram reunidos com o reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior.

Na ocasião, o reitor leu aos presentes um e-mail enviado, às 19h da última terça-feira, pelo chefe da Casa Civil, José Dirceu. “No documento, José Dirceu afirmou que o projeto de lei para criação do Plano de Carreira já foi enviado à Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Ele alegou que o envio não foi feito antes devido a problemas técnicos”, contou o reitor.

Os servidores também esperam que o governo federal conceda um reajuste salarial -que deveria ter sido pago sob forma de gratificação no último mês de maio – de 9% a 32%. Segundo Moreira, no e-mail, o chefe da Casa Civil “disse que a gratificação será dada na próxima folha de pagamento e de forma retroativa ao mês de maio”.

Depois da conversa com o reitor, os integrantes do Sisditest se reuniram no restaurante universitário da UFPR. “Entramos em contato com a Fasubra (Federação das Entidades Sindicais das Instituições de Ensino Superior) e soubemos que o governo federal realmente solicitou a inserção da gratificação na próxima folha”, afirmou o presidente do Sinditest, Moacir Freitas. “Mas não tivemos a confirmação do envio do projeto de lei para criação do plano à Câmara dos Deputados. Por isso, a greve segue por tempo indeterminado”.

Voltar ao topo