Servidores das instituções federais estão parados

Funcionários das instituições federais de ensino superior iniciaram ontem uma paralisação de 48 horas para pressionar o governo federal a conceder um reajuste salarial de 22,22%. Em assembleia realizada no Restaurante Universitário Central da Universidade Federal do Paraná (UFPR), os servidores decidiram iniciar no próximo dia 11 de junho uma greve nacional caso o governo não conceda o aumento e atrase as negociações das outras reivindicações da classe. Hoje está previsto um ato público na Praça Santos Andrade, no centro da capital, para discussão da pauta com as principais exigências da categoria.

O movimento é de âmbito nacional. No Paraná, a paralisação afetou parcialmente o funcionamento da UFPR e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Os restaurantes universitários permanecerão fechados até hoje. Já os serviços de laboratórios e bibliotecas funcionarão parcialmente. Em Foz de Iguaçu, sede da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), apenas alguns funcionários aderiram ao movimento.

De acordo com Bernardo Pilotto, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná (Sinditest-PR), além do reajuste dos salários, a categoria cobra a implantação de um período para negociação coletiva.

Veja na galeria de fotos os grevistas

Voltar ao topo