Serviços públicos prontos para Finados

Os curitibanos que quiserem aproveitar o Dia de Finados para visitar os cemitérios contam hoje com alterações nos serviços públicos. Os cemitérios abrem das 7h às 17h30. Ontem, muitas pessoas, como Marilda Xavier, sobrinha do casal Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, aproveitaram a véspera da data para enfeitar túmulos de parentes.

A Guarda Municipal garantirá o reforço na segurança. Funcionários da Prefeitura orientarão os visitantes que tiverem dificuldades para encontrar os túmulos: basta fornecer o nome completo da pessoa procurada. Foram cadastrados 106 vendedores de flores, que colocarão barracas do lado de fora dos cemitérios.

Serão celebradas três missas na capela 2 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula: uma às 8h30, pelo arcebispo de Curitiba, dom Pedro Fedalto, outra às 10h e a última às 15h. A Urbs (empresa que gerencia o transporte coletivo da Grande Curitiba) reforçou todas as linhas de ônibus que passam pelos cemitérios.

Para evitar os engarrafamentos, a Diretran (Diretoria de Trânsito de Curitiba) promoveu alterações no tráfego. Nas região do Cemitério São Francisco de Paula, será proibido estacionar nas Ruas Benvindo Valente e Trajano Reis. Perto do Cemitério Jardim da Saudade 1, não será permitido parar em uma quadra da Rua Potiguara e em outra da Rua João Bettega. Nas imediações do Cemitério Municipal de Santa Cândida, será proibido estacionar na Estrada Nova de Colombo. A Rua Ivo Leão, no Alto da Glória, terá mão única nas proximidades do Cemitério Luterano.

A Ecovia, concessionária da BR277 no trecho que liga Curitiba ao litoral do Estado, montou uma operação para garantir que a normalidade do tráfego no quilômetro 71, em frente ao Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais. Haverá reforço na sinalização e facilitação do acesso de cerca de 80 mil pessoas ao local.

No comércio da capital, os supermercados e os shoppings terão funcionamento normal.

Voltar ao topo