Operação Verão

Serviço de alerta de tempestades para banhistas será lançado no Litoral

Foto: Átila Alberti

A Operação Verão deste ano terá uma novidade: um serviço de alerta de tempestades para banhistas, desenvolvido pelo Simepar e Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. O aplicativo mobile do Corpo de Bombeiros do Paraná transmitirá informações sobre a condição do mar, balneabilidade da água, telefones de emergência e avisos meteorológicos. Segundo o Capitão Romero Nunes da Silva Filho, da Defesa Civil, no Litoral os salva-vidas estarão munidos de smartphones conectados ao aplicativo e adotarão medidas preventivas sempre que receberem os alertas.

“Na iminência de uma tempestade com raios ou ressaca, os banhistas serão instados a se retirarem das áreas abertas e dos locais com estruturas pontiagudas – como um guarda-sol – e orientados a buscarem proteção no interior de imóveis e veículos”, explica o bombeiro. Os banhistas também poderão acessar o aplicativo, que já está disponível para o sistema Android e em fase de finalização para iOS.

Para emitir os alertas, os meteorologistas do Simepar farão uso do Sipper – Sistema de Previsão Probabilística de Eventos de Raios, capaz de prever com uma hora de antecedência o comportamento de uma tempestade de raios rastreando-a por até três horas. Também serão utilizadas estações meteorológicas de superfície, radares e satélites. Para tanto, o Litoral estará dividido em três áreas de monitoramento: sul, norte e Ponta da Pita.