Série de irregularidades leva Seed a fechar colégio

Por determinação da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o colégio particular Primeiro Mundo, de Curitiba, encerrará suas atividades de educação infantil, ensino fundamental e médio no próximo dia 31 de dezembro.

A instituição foi alvo de investigações da Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público (MP) Estadual. No trabalho realizado desde 2001 com colégios particulares da capital, foram detectadas várias irregularidades administrativas no colégio.

Desde 1995, a instituição funcionava sem o alvará expedido pela Secretaria Municipal de Finanças. “Hoje iremos ajuizar ação contra outra escola particular de Curitiba. Dessa vez o problema diz respeito à segurança”, informou o promotor de Justiça João Henrique Vilela da Silveira. Ele destacou que inicialmente o trabalho de fiscalização do Ministério Público é nos colégios e escolas particulares. “Vamos ver se no próximo ano conseguimos estender também a fiscalização aos colégios públicos”, disse.

Silveira destacou que o Primeiro Mundo foi orientado a não fazer as matrículas para o próximo ano letivo. “Caso isso aconteça os responsáveis vão responder processo criminal por desobediência judicial”, revelou.

Liminar

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Curitiba, o colégio funcionava desde 1995 baseado em uma liminar judicial. Em 2001 essa liminar foi cassada. O colégio foi multado e aberto processo de embargo. A alegação para a proibição do funcionamento do colégio é o local. Somente pré-escolas são autorizadas a funcionar naquele espaço. Devido à classificação da via de acesso, ensinos de 1.º. 2.º e 3.º gruas são proibidos.

A reportagem tentou contato com a direção do colégio, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.

Voltar ao topo