Derretendo

Sensação térmica passa de 50ºC no litoral do Paraná

Na tarde desta sexta-feira (7) o litoral paranaense quase literalmente “derreteu”. A sensação térmica em Antonina chegou a 50,1°C, sendo que a temperatura real era de “apenas” 39,8 °C. Apesar de esta não ter sido a maior temperatura real registrada em 2012 – em setembro e outubro o Simepar aferiu 42,7°C – quem esteve aproveitando o sol se sentiu em um deserto. Guaraqueçaba chegou a 51,1°C, às 15h45, quando a temperatura registrada era de 39,9 °C.

Outras cidades litorâneas também registraram sensações térmicas acima do normal. Paranaguá chegou a alcançar a 47°C, quando o termômetro indicava 39,4°C. Quem esteve em Morretes se deparou com temperaturas de 38°C e uma sensação térmica de 46°C. As pessoas que escolheram as belezas da Ilha do Mel como destino também não tiveram trégua e se depararam com a sensação de 46 °C.

A cidade de Guaratuba não foi poupada. Enquanto os termômetros marcavam 34°C, quem esteva na rua não sentia temperatura inferior a 45°C. Segundo a meteorologista do Simpear, Sheila Paz, na capital paranaense a sensação foi de 33°C.

Comparação

Apesar do calor desconfortante no litoral do estado, algumas cidades do país, conhecidas pelo seu clima aquecido, não chegaram aos pés dos municípios paranaenses. Para se ter uma ideia, Salvador teve sensação térmica de 34°C, enquanto Rio de Janeiro marcou 39°C, Fortaleza 36°C e Natal ficou com 33°C.