Senge critica demissão feita pela Brasil Telecom

O Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR) divulgou nota, anteontem, criticando a Brasil Telecom, que demitiu mais de 20% do seu quadro de 816 funcionários no Paraná, entre engenheiros e técnicos. Na nota, a entidade se diz perplexa com a medida, “sobretudo porque foi tomada numa conjuntura de desfalque de pessoal, devido à greve dos prestadores de serviços e ao caladão de Cascavel, que deixou os usuários da cidade por quase seis horas sem telecomunicação, isolados do mundo”.

Segundo o Senge, “fontes fidedignas” informaram que muitos engenheiros e técnicos têm trabalhado de doze a catorze horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados, sem respeitar o interstício de descanso de onze horas, e sem folga semanal, fazendo com que a empresa fosse autuada pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT). Outras quatro autuações teriam sido motivadas por: falta de controle e registro de horas extras; ausência de pagamento de horas extras; não apresentar documentos trabalhistas; manter profissionais trabalhando sem registro.

“O sindicato está de plantão para acolher as demandas e apurar denúncias advindas de associados, e está analisando possibilidades jurídicas que possam garantir a readmissão dos engenheiros, porque deve cumprir a função de defender o trabalho e o emprego como condição de cidadania”, declarou o presidente do Senge, Carlos Bittencourt.

Voltar ao topo