Senai Paraná registra aumento no número de matrículas em 2007

O bom momento do setor industrial paranaense, que deverá fechar o ano de 2007 com o melhor desempenho da série histórica (a previsão da Federação das Indústrias do Estado do Paraná ? Fiep é de um aumento superior a 10% nas vendas totais da indústria paranaense em 2007 em comparação ao ano anterior), reflete positivamente no mercado de trabalho, sinalizando tendência de criação de novas vagas. Para não perder oportunidades, muitas pessoas investem em qualificação profissional.

Estatísticas do Sistema Fiep apontam que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) registrou um aumento de cerca de 11,16% no número de matrículas em 2007 em comparação a 2006. Em 2006, o Senai registrou 61.163 matrículas nos cursos Técnicos, Pós-graduação, Aprendizagem, Qualificação e Aperfeiçoamento. Ano passado, foram registradas 67.991 matrículas. ?Este é um processo natural. Os bons resultados da indústria refletem no mercado de trabalho e também no Senai, que atende às demandas do setor industrial por profissionais qualificados?, explica João Barreto Lopes, diretor regional do Senai Paraná.

Segundo o diretor de Operações do Senai Paraná, Marco Secco, ao procurar emprego, a pessoa percebe que são exigidos conhecimentos específicos e qualificação profissional. ?Isso ocorre em diversos setores da indústria e os cursos do Senai são um passaporte para o mercado de trabalho?, diz ele, lembrando que nos primeiros 11 meses de 2007 o setor registrou um aumento de 10,96% nas vendas industriais em comparação com o mesmo período de 2006. O resultado das vendas totais da indústria paranaense em 2007 será divulgado pelo Sistema Fiep no fim de janeiro.

Meta

De acordo com Marco Secco, a meta para 2008 é formar mais de 80 mil profissionais. ?Isso representa cerca de 16% da população economicamente ativa da indústria do Estado?, observa, destacando que os cursos do Senai abrangem diversas áreas de atuação da indústria paranaense, como Alimentos e Bebidas, Automação, Automotiva, Celulose e Papel, Construção Civil, Eletroeletrônica, Gestão, Madeira e Mobiliário, Meio Ambiente, Metalmecânica, Petróleo e Gás, Química, Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Têxtil e Vestuário.

Modalidades

O Senai oferece cursos de formação profissional em três modalidades: Orientação Profissional e Aprendizagem Industrial (cursos de iniciação profissional e de Aprendizagem Industrial para jovens de 14 a 24 anos); Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional (cursos de Qualificação e reconversão profissional no atendimento às necessidades do mercado, bem como de treinamento básico, técnico e tecnológico para o atendimento às mudanças tecnológicas e na atualização das competências referentes a uma atividade profissional) e Capacitação Técnica, Pós-Graduação e Mestrado Tecnológico-Industrial (cursos técnicos de habilitação profissional nas diversas áreas de atuação industrial, bem como especialização em nível de pós-graduação e mestrado em áreas transversais da gestão de empresas).

Estrutura

A estrutura do Senai Paraná é constituída de 28 unidades operacionais fixas, distribuídas no Estado de acordo com as características dos setores industriais de cada região. Entre as unidades, o Senai conta com três Centros Nacionais de Tecnologia (Celulose e Papel, em Telêmaco Borba; Saneamento e Meio Ambiente, em Curitiba; e Madeira e Mobiliário, em Arapongas). A instituição também desenvolve ações móveis em todo o Estado, atendendo às demandas regionais por educação profissional e serviços técnicos e tecnológicos.

Voltar ao topo