Senai Paraná conquista três medalhas em Porto Alegre

O Paraná subiu três vezes no pódio da Olimpíada do Conhecimento 2008, maior competição de educação profissional das Américas, nesta segunda-feira (28), em Porto Alegre (RS). A equipe paranaense volta para casa nesta terça-feira (29) com o ouro em Mecânica Geral, a prata em Eletrônica Industrial e o bronze em Tecnologia do Plástico. A missão do Paraná agora é sediar as últimas 14 ocupações industriais da competição, entre 13 e 16 de agosto, na Universidade Positivo.

“Em casa é mais fácil. De um lado a competição será no nosso espaço mas temos também o desafio da manutenção do trabalho que vem sendo desenvolvido primeiro em Blumenau (SC) e agora em Porto Alegre”, considerou João Barreto Lopes, diretor regional do Senai Paraná. Para ele, o desempenho da equipe paranaense na capital gaúcha ficou dentro da expectativa. “Seguramente, obtivemos outras boas classificações. Todos tiveram avaliações muito próximas dos primeiros classificados. A competição foi muito equilibrada”, afirmou.

O ouro foi conquistado pelo aluno Isidoro Vilczak Júnior, de 20 anos, de Curitiba, na ocupação Mecânica Geral – Ajustagem. “Desde o momento que comecei a treinar, o objetivo era conseguir um ouro para o Paraná, que jamais havia conquistado medalha nesta modalidade”, disse o medalhista, que é oriundo de escola pública e cursou Aprendizagem em Mecânica Industrial e Ferramentaria e Técnico em Mecatrônica no Senai CIC. Para ele, “não tem explicação” subir no lugar mais alto do pódio. “Depois que você vê o resultado de todo um trabalho, não tem palavras. Com paciência e calma, consegui vencer”, completou Isidoro, que agora pensa em começar a trabalhar. “Espero que as empresas valorizem este resultado”, concluiu.

A prata veio na ocupação Eletrônica Industrial, com o aluno Daniel Alexandre Oleinik, de 20 anos, de Curitiba. “As provas foram bem puxadas. Fui muito bem no primeiro dia mas depois caí no segundo dia. Não estava acreditando mas consegui me recuperar nos outros dias de prova”, descreveu Daniel, destacando que a competição foi bastante equilibrada. “Principalmente, pelo alto nível dos competidores”, completou.

O bronze foi conquistado na ocupação Tecnologia do Plástico pela dupla de alunos do Senai Maringá Renan Guilherme Marchi, de 19 anos, e Fernando Farinácio, de 18 anos. “A emoção é inexplicável. Só subindo no pódio para saber”, resumiu Fernando. “A gente estava ansioso para saber se dava para conseguir esta medalha para o Paraná”, lembra Renan. A dupla espera agora reconhecimento e valorização profissional. “Esperamos conseguir uma boa oportunidade de emprego e reconhecimento”, afirmou Fernando.

No Rio Grande do Sul, o Paraná contou com 15 competidores disputando medalha em 11 ocupações industriais. No total, foram realizadas 20 ocupações na capital gaúcha – 17 da área industrial e três dos setores de comércio e serviços.

Em Blumenau (SC), em junho passado, o Senai Paraná enviou 13 competidores, que representaram o Estado em 9 ocupações. A equipe paranaense conquistou ouro em Design de Moda e bronze em Segurança do Trabalho em Santa Catarina. Agora, Curitiba será o palco das provas de outras 14 ocupações industriais, de 13 a 16 de agosto.

Os medalhistas de ouro e prata da etapa nacional Olimpíada do Conhecimento 2008 terão a oportunidade de buscar o índice para disputar o World Skills, o mundial de educação profissional que será realizado em setembro de 2009, no Canadá